Produtividade Imperfeita: dividir tarefas por blocos?

Conhece o Método Timeblocking

Olá reader,

Como estás?

Hoje vamos falar de um assunto importante e a verdade é que tu podes ser uma destas duas pessoas:

  • A que vai ficar 🤯 com aquilo que te vou passar aqui e vais pensar “mas isto faz todo o sentido!

  • Ou a que até vai pensar “mas eu já sei isto” e no fim, vais aperceber-te que ainda não sabias tudo!

Seja quem fores, continua a ler porque hoje isto promete!

Já alguma vez tiveste aquela sensação de que começas várias tarefas de vários temas/projetos diferentes ao mesmo tempo e depois parece que fica tudo confuso e não estás 100% focado em nada?

É… É sobre isto que vamos falar hoje, como deixar de ter esse problema através do método de timeblocking! 📅

E não te assustes com o nome. Nada mais é do que dividir o teu dia em blocos para que te consigas focar numa área de cada vez, num projeto, num grupo de tarefas semelhantes ou numa tarefa específica e assim, garantir a eficiência e a eficácia na tua produtividade.

Os benefícios deste método:

💡Reduzir a sobrecarga: em vez de estares sempre a olhar para a tua interminável To-do-list, tens o dia estruturado com as tarefas a realizar a cada momento.

💡Mais foco: quer nas prioridades, quer na ação em si. Isto resulta numa melhoria da qualidade da execução e num aumento da frequência com que terminas aquilo que começas.

💡Menos procrastinação: quando sabes exatamente o que deves fazer e quando, vais reduzir a tendência de adiar.

💡Mais realista: dividir o tempo em blocos é mais realista porque também tem em consideração o tempo estimado de cada ação.

A clareza desta estrutura por blocos reduz a ansiedade associada a listas de tarefas longas e sem fim.

Como funciona na prática? Os 5 passos:

🔃 Identificar os blocos de tempo recorrentes

Antes de adicionares tarefas que tens de executar nessa semana, é importante que já exista no teu calendário uma estrutura base dos teus compromissos e afazeres fixos e também as tuas prioridades.

Assim, ao organizar a tua semana, já sabes que aquelas horas estão reservadas para esta tua rotina inegociável.

Exemplo: área pessoal (tarefas domésticas, treino, rotina da manhã, tempo para leitura, preparação casamento…); área profissional (reunião semanal do cliente X, preparar relatórios, escrever artigos, tempo para formações…).

☑️ Identificar as tarefas da respetiva semana

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