Qual a diferença entre organizar, arrumar e planear?

Os pilares para uma vida produtiva!

Sabes qual a diferença entre organizar, arrumar e planear?

Hoje é o dia em que vais deixar de confundir estes conceitos e aplicá-los de forma correta! 🥳

São 3 conceitos fundamentais para alcançar uma vida mais produtiva, tanto a nível pessoal como profissional.

Contudo, muitas vezes não há clareza sobre o que cada um efetivamente significa.

Vamos a istoooo 😊

O QUE SIGNIFICA ORGANIZAR?

Organizar refere-se a encontrar soluções práticas e sustentáveis para armazenar objetos, informações e ações. Cada coisa deve ter o seu lugar. Assim, trata-se de estabelecer um sistema que facilite o acesso, a utilização e a manutenção de forma consistente.

O QUE SIGNIFICA ARRUMAR?

Arrumar refere-se a colocar objetos, informações ou ações em ordem sem necessariamente ter em conta praticidade e longevidade. É como dar uma “arrumação rápida” para evitar a sensação de caos.

O QUE SIGNIFICA PLANEAR?

Planear é estabelecer estratégias com ações específicas, prazos e datas para alcançar objetivos. Ao planear, considera-se os recursos disponíveis e os possíveis obstáculos.

Exemplo 1️⃣: O meu computador está um caos…

Arrumar: “Vou colocar tudo numa única pasta para parecer que está tudo direitinho e depois vejo.”

Organizar: “Vou olhar para os items que preciso de colocar em ordem, identificar as categorias a que pertencem e onde devo guardá-los para facilitar no futuro.”

Planear: “Todas as sextas à tarde vou dedicar 15 minutos para guardar o que tenho no computador no local certo e eliminar o que não preciso para evitar o caos novamente.”

Exemplo2️⃣: A minha sala está um caos…

Arrumar: “Vou colocar neste armário tudo o que está fora do lugar na sala, assim ninguém vê.”

Organizar: “A minha sala está um caos, vou pensar numa forma de cada coisa ter um sítio que faça sentido, quer seja na sala ou noutro local.”

Planear: “Mas é muita coisa para um dia só. Vou listar tudo o que preciso de fazer para a pôr em ordem e dedico uma hora todos os sábados até finalizar.”

EMBORA DIFERENTES,

ELES INTERLIGAM-SE ⬇️

✨ Organizar é a base de tudo, pelo que deve vir sempre em primeiro.

✨ Arrumar é uma ação mais imediata e relacionada com o presente, destinada a colocar no sítio certo o que não está em ordem, mas já se sabe onde porque foi organizado anteriormente.

✨ Por sua vez, a ação de planeamento deve ocorrer com base em informações organizadas para aumentar a probabilidade de sucesso do plano. Está mais relacionado com projetos e objetivos futuros.

Envia-me mensagem se gostaste de perceber DE VEZ as diferenças entre estes conceitos! 👈

Por hoje é isto que tenho para ti. Não te esqueças, nunca vai ser perfeito, mas vai valer a pena! Estou sempre por perto 🫡

Carolina João Fernandes

Especialista em Produtividade e Organização Pessoal

Onde podes encontrar mais conteúdo meu:

  • Vais sempre a tempo de planear o teu ano, acede ao Workshop Planeamento Imperfeito do Ano aqui e faz mais do que faz sentido para ti!

  • Queres evoluir a tua gestão de tempo, produtividade ou organização para teres mais resultados e satisfação? Tens algum problema ao desafio em mãos para resolver? Marca uma Sessão de Consultoria Individual comigo aqui.

  • Para mais informações sobre o meu serviço de Formação em Empresas, fala comigo.

  • O meu Podcast “Produtividade Imperfeita” sempre disponível para ti: Spotify, Youtube, Apple Podcasts ou Google Podcasts.

  • Todos os meus artigos no Ekonomista aqui.

  • Visita o meu website, lá tens toda a informação sobre os meus serviços e sobre mim.

  • Acompanha o meu Instagram e Linkedin, o local onde partilho muito conteúdo sobre produtividade e organização.

Reply

or to participate.