- Carolina João Fernandes | Newsletter Imperfeita
- Posts
- Produtividade Imperfeita: como manter a motivação quando todos estão de férias?
Produtividade Imperfeita: como manter a motivação quando todos estão de férias?
A segunda convidada do podcast é...
Como manter a motivação quando todos estão de férias? 😱
Como trabalhar se não consigo avançar com os temas porque as pessoas de quem preciso estão de férias? 👈
Se alguma vez te fizeste alguma destas perguntas, reader, estás no sítio certo, porque vou falar-te de estratégias para seres mais produtivo nestas alturas!
Estamos na época de férias e, às vezes, fazer apenas um pequeno progresso pode parecer uma tarefa impossível 😩
Não conseguimos agendar aquela reunião importante porque as pessoas estão de férias…
Não temos acesso a informações que precisamos porque tais pessoas não estão…
Não conseguimos finalizar a apresentação porque a nossa chefia não está disponível para aprovar…
… e a lista podia continuar!
Estar no trabalho pode parecer inútil e frustrante quando somos “os únicos” a tentar manter as coisas em andamento.
Então, como podemos manter-nos motivados e fazer com que o tempo no escritório valha a pena no meio deste marasmo de verão? ☀️
Aqui estão quatro estratégias que podes experimentar:
1. Aproveitar para fazer trabalho focado 🧠
Cal Newport, autor do livro “Deep Work”, diz que o “trabalho superficial”, isto é, tarefas rotineiras como responder a e-mails, é necessário para evitarmos sermos despedidos. Contudo, na verdade, o segredo para alcançar sucesso e evolução profissional é a nossa capacidade de nos envolvermos no “trabalho profundo”.
Como quando todos os outros estão de férias, o nível de mensagens recebidas diminui, isso permite mais liberdade para agendar blocos de tempo focados para nos dedicarmos a projetos importantes que temos adiado, mas que podem beneficiar significativamente a nossa carreira e/ou a empresa.
2. Limpar tarefas menores 🧹
Para complementar esse tempo de trabalho focado, podes também experimentar investir algum tempo na direção oposta: dedicar um ou dois dias para limpar tarefas menores.
Todos temos uma lista de projetos ou tarefas que deveriam ser feitos, mas que nunca chegam ao topo da lista de tarefas. Pode ser limpar a tua secretária, escrever algum procedimento, organizar a tua drive ou documentos, fazer alguma recomendação no Linkedin que te pediram… tanta coisa!
Essas tarefas nunca serão tão valiosas quanto o esforço focado nas tuas principais prioridades, mas ainda assim gostavas de as fazer! Aproveita este tempo.
Reply