Produtividade Imperfeita: está tudo bem?

Está tudo bem?

Olá ,

Está tudo bem?

(Outro dia vi um vídeo forte, mas muito importante, do SNS 24 sobre suicídio, que falava precisamente desta pergunta. O ponto central era simples e ao mesmo tempo desconfortável: na maioria das vezes em que perguntamos “está tudo bem?”, não estamos verdadeiramente disponíveis para ouvir a resposta. Esta pergunta surge quase em modo automático, como um prolongamento da educação depois do “olá” ou do “bom dia”. Deixo aqui o vídeo caso queiras ver)

Mas afinal o que eu queria mesmo dizer-te é que podes responder a este email com a tua resposta à pergunta. Serei eu a ler e a responder! 🤍

O tema que trago hoje prende-se com algo muito comum: a facilidade com que desistimos dos nossos objetivos poucos dias depois de os definirmos, especialmente quando falamos das tão conhecidas resoluções de Ano Novo.

E na esmagadora maioria dos casos, isso acontece porque:

Os objetivos são vagos ou demasiado ambiciosos

Subestimam a força dos hábitos atuais

Expectativas irrealistas sobre a sua realidade, tempo e energia

Não lidam bem com recaídas e interrupções

E não vou mentir.

Vão existir dias difíceis e dias em que não vais conseguir cumprir. Isso faz parte.

Ainda assim, sei por experiência própria e pela experiência de muitos alunos que existem estratégias simples e eficazes que aumentam muito a probabilidade de conseguires avançar.

Deixo-te aqui cinco. Lê com atenção e escolhe pelo menos uma para aplicar ao objetivo ou ao novo hábito que tanto desejas para 2026:

1️⃣ Menos é mais: porque é que insistimos em ter 20 objetivos ao mesmo tempo e depois não concretizamos nenhum? Focar num único objetivo de cada vez permite canalizar energia e atenção, aumentando muito a probabilidade de alcançares resultados reais.

Inscreva-se para continuar lendo

Este conteúdo é gratuito, mas você deve estar inscrito em Carolina João Fernandes | Newsletter Imperfeita para continuar lendo.

Already a subscriber?Sign in.Not now

Reply

or to participate.